Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Na Má-ringa os mosquitos da dengue bailam e a prefeitura óh....

O Paraná é um dos estados em que a epidemia da DENGUE  se alastra. E é um dos estados do Sul maravilha. Como a Má-ringa está nesse território Sul, aqui a epidemia é fato consumado. E por que o trabalho de prevenção não funciona? Um orientando meu de mestrado fez o levantamento de cartazes de campanha de prevenção. Perguntamos: onde estão e como esses cartazes são? Que informação nos passam?
 
A campanha via cartazes, resultado de nossa pesquisa, é falha. Não há cartazes bem elaborados e não há sequencia de campanha. Aliás, nem encontramos registros desses cartazes. A busca foi feita na Secretaria de saúde, nos postos e em outros locais. Há 3 categorias de cartazes: os feitos pelo governo federal, o estadual e o municipal. Predominam os cartazes federais. Os municipais são minoria. Na Má-ringa encontramos cartazes feitos pela iniciativa privada (dois deles). Só. Um ano tem o cartaz, no outro não. É uma miséria preventiva.  
 
O fumacê passou em meu bairro semana passada. Sufocou a gente em dez minutos e depois... resta saber quando volta. Não há sequencia do fumacê. É só pra Deus vê, diz o matuto. Ou para inglês ver.
 
A equipe que passa ... ôps passava por aqui, tomou doril e sumiu. Dizem que o dinheiro sumiu.
 
E o mosquito Aedes agradece. Na Má-ringa ele tem as boas condições de reprodução e vida.  E o nosso Secretário da Saúde não se apresenta para dizer quanto recebemos para a prevenção, como estão as campanhas, onde estão as equipes de prevenção .. Aliás, a proliferação do Aedes tem a ver com a limpeza da cidade. E a limpeza está uma sujeza. Ruas sujas, cheias de plástico, tampinhas ... Lixos em todo lugar. Sofás jogados nas ruas, mesas, tábuas ... o povo ajuda a prefeitura na proliferação à dengue. A TV Globo faz uma chamada para esse lixo, mas e a luta pública pela campanha? NADA.
 
Quanto ganha o Secretário da Saúde? Parece-me que ganha bem, mas a campanha de prevenção ganha pouco. Mais campanha, mais informação ... mais prevenção. No mais, o Sul maravilha mostra que é igual ao Maranhão. Cheio de Aedes. Vazio de política pública.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário