Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

sexta-feira, 3 de maio de 2013

..

Jornal da Unicamp

Morre Edmundo Fernandes Dias

03/05/2013 - 13:58

Edmundo Fernandes Dias, em foto de 2006O professor aposentado do Departamento de Sociologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Edmundo Fernandes Dias, faleceu na madrugada desta sexta-feira (3), de choque séptico. Ele estava internado no Centro Medico de Campinas há aproximadamente três semanas. Era um dos mais destacados especialistas em Gramsci da América Latina. Sua interpretacao sobre o jovem Gramsci, presente em seu livro Gramsci em Turim: a construcao do conceito de hegemonia (2000), é reconhecida internacionalmente. O velório sera no Crematório da Vila Alpina (Av. Francisco Falconi, 837, em São Paulo), neste sábado, das 8 às 12 horas.

Dirigente do Andes-Sindicato Nacional e da Adunicamp, Edmundo foi professor do Departamento de Sociologia da Unicamp por quase quarenta anos. Militante socialista, Edmundo Fernandes Dias ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e a Central Unica dos Trabalhadores. Em meados da decada de 1990, rompeu com o PT, passando a militar no Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado. Ajudou a fundar a CSP-Conlutas, sendo um de seus mais entusiasmados militantes.

Recentemente, publicou: Política brasileira: embate de projetos hegemônicos (2006), Revolução e história: das teses ao manifesto (2011) e Revolução passiva e modo de vida: ensaios sobre as classes subalternas, o capitalismo e a hegemonia (2012), todos pela editora Sundermann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário