Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

quarta-feira, 1 de julho de 2015

E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir ...foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim ...” (Rubem Braga).

Carta que foi feita pelas kompas de Irati, Unicentro e foi a nossa despedida da luta desses primeiros meses no Paraná. 

Quase conseguimos os 8,17%, índice real que deveríamos receber na nossa data base, senão fosse a pelegada da APP, ligada à CUT e ao PT. A APP saiu da greve negociando um parcelamento de 3 anos, bem parecido com os parcelamentos do governo federal, imitado pelos odiosos tucanos. Negociaram, dizem, para a base deles, mas esqueceram (sic) que todos/as somos funcionários estaduais. Lutamos bravamente, as 7 universidades. Conseguimos um substitutivo. Primeiro, com 4 deputados, depois9 depois 21. Faltaram 4 deputados para conseguirmos atravessar o mar de infâmias da Alep e da APP.  Não deu. Saímos vitoriosos porque não nos escondemos, não ficamos pelegando de mãos dadas como poder. 
________________________________________

E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir ...foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim ...” (Rubem Braga).

Não esqueceremos...
Não esqueceremos que pela primeira vez as Sete Universidades Estaduais do Paraná estiveram unidas, lutando lado a lado. Não esqueceremos que, após a saída da APP da Greve, as Universidades mostraram sua força e conseguiram o apoio de nove deputados para aprovar a emenda dos 8,17% de reajuste, conforme prevê a lei. Não esqueceremos que iniciamos esse movimento com absolutamente nada e terminamos com o apoio de 21 deputados. Não esqueceremos que fomos ignorados nas negociações anteriores e na segunda-feira o Deputado Romanelli nos pediu desculpas por isso.
Após a recusa dos 8,17% de reajuste, previsto em lei, por um governo que não vê prioridade na educação de seu povo, a sensação foi de impotência, de humilhação. Foi doloroso, por isso naquele momento o que nos restou foi deixar a ALEP o mais rápido possível e tentar assimilar o ocorrido. “E no meio dessa confusão alguém partiu sem se despedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim ...” (Rubem Braga).
No entanto, de cabeça erguida, podemos afirmar que vencemos. Ajudamos a escrever o nome das Universidades Estaduais nas páginas na história do Paraná. Isso mostra que há algo de novo no ar.
Por isso, hoje, não queremos lembrar o nome dos nossos opressores. 
Queremos, sim, agradecer àqueles que publicamente se manifestaram a nosso favor e defenderam bravamente a educação pública: Adelino Ribeiro, Ademir Bier, Anibelli Neto, Chico Brasileiro, Claudio Palozi, Cristina Silvestri, Evandro Araujo, Gilberto Ribeiro, Márcio Pacheco, Márcio Pauliki, Nelson Luersen, Ney Leprevost, Paranhos, Pastor Edson Praczyk, Rasca Rodrigues, Tercílio Turini, com destaque aos deputados Tadeu Venéri, Péricles de Mello, Requião Filho, Nereu Moura e Professor Lemos. Não esqueceremos! Como disse o Deputado Tadeu Venéri, “todos vocês, sem exceção, são vencedores. Nós fomos derrotados no projeto dos 8,17%. Mas não seremos derrotados na resistência histórica dos trabalhadores.”
NÃO DEIXAMOS E NÃO DEIXAREMOS CALAREM A NOSSA VOZ!
A LUTA CONTINUA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário