Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fumaças ...

As tardes, as vezes, se encarregam de dar surpresas. Ontem chegando em casa após uma rotina dura de trabalho, encontrei na TV um filme estranho. Romances e cigarros. Direção de John Turturro. Parei. Gosto dele. Turturro e os irmãos Coen. Nick, um operário de repara pontes, casado, pai de três filhas apaixona-se por uma mulher mais jovem. É uma comédia, é um filme triste. Os diálogos são sublimes. Nick fuma o tempo todo. No trabalho. Fuma a tristeza. Fuma a alegria. Fuma. Seu pulmão esfumaça-se. Dormindo em quarto separado de sua mulher, a linda Susan Sarandon, nos dias finais ele pede para a esposa que dê sustos nele. Quer se sentir vivo. No hospital, ela chega perto dele, bem quieta, levanta uma faca afiada e grita. Ele se assusta. Ainda está vivo. Diz a ela: Eu te amo. Ela: eu também. Amor e impossibilidade. Sublime.

Li no blog Revista Specullun:
Para Turturro, sua obra é uma ópera da classe operária: “Quando pessoas não têm dinheiro elas usam a música como fuga; como se fosse uma prece. Sendo um amante de Fellini, Powell, Pressburger e Buñuel me sentí à vontade para não achar que estivesse enlouquecendo. A vida não é uma comédia, uma tragédia ou um musical; mas todos esses elementos fazem parte do nosso dia a dia. De acordo com Aristóteles um drama deve ter um enredo, personagens, pensamentos, poesia, música e dança. Eu só adicionei o sexo.” (DAQUI)
 
FICHA TÉCNICA
Diretor: John Turturro
Elenco: James Gandolfini, Susan Sarandon, Kate Winslet, Steve Buscemi, Kumar Pallana, Christopher Walken, Mandy Moore, Aida Turturro, Mary-Louise Parker, Eddie Izzard, Elaine Stritch.
Produção: Ethan Coen, Joel Coen, John Penotti
Roteiro: John Turturro
Fotografia: Tom Stern
Trilha Sonora: Paul Chihara, Marilyn D'Amato

Um comentário:

  1. Olá Marta!!

    Parabéns pelo blog, ainda estou conhecendo-o,mas já me identifiquei. Cheguei a ele pelos posts sobre escolas democráticas, Tolstói, etc.
    trabalho em uma escola democrática no sul da Bahia e tb mantenho um blog: na-beirada.blogspot.com

    é isso!
    Juliana.

    ResponderExcluir