As tardes, as vezes, se encarregam de dar surpresas. Ontem chegando em casa após uma rotina dura de trabalho, encontrei na TV um filme estranho. Romances e cigarros. Direção de John Turturro. Parei. Gosto dele. Turturro e os irmãos Coen. Nick, um operário de repara pontes, casado, pai de três filhas apaixona-se por uma mulher mais jovem. É uma comédia, é um filme triste. Os diálogos são sublimes. Nick fuma o tempo todo. No trabalho. Fuma a tristeza. Fuma a alegria. Fuma. Seu pulmão esfumaça-se. Dormindo em quarto separado de sua mulher, a linda Susan Sarandon, nos dias finais ele pede para a esposa que dê sustos nele. Quer se sentir vivo. No hospital, ela chega perto dele, bem quieta, levanta uma faca afiada e grita. Ele se assusta. Ainda está vivo. Diz a ela: Eu te amo. Ela: eu também. Amor e impossibilidade. Sublime.
Li no blog Revista Specullun:
Para Turturro, sua obra é uma ópera da classe operária: “Quando pessoas não têm dinheiro elas usam a música como fuga; como se fosse uma prece. Sendo um amante de Fellini, Powell, Pressburger e Buñuel me sentí à vontade para não achar que estivesse enlouquecendo. A vida não é uma comédia, uma tragédia ou um musical; mas todos esses elementos fazem parte do nosso dia a dia. De acordo com Aristóteles um drama deve ter um enredo, personagens, pensamentos, poesia, música e dança. Eu só adicionei o sexo.” (DAQUI)
FICHA TÉCNICA
Diretor: John Turturro
Elenco: James Gandolfini, Susan Sarandon, Kate Winslet, Steve Buscemi, Kumar Pallana, Christopher Walken, Mandy Moore, Aida Turturro, Mary-Louise Parker, Eddie Izzard, Elaine Stritch.
Produção: Ethan Coen, Joel Coen, John Penotti
Roteiro: John Turturro
Fotografia: Tom Stern
Trilha Sonora: Paul Chihara, Marilyn D'Amato
Olá Marta!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, ainda estou conhecendo-o,mas já me identifiquei. Cheguei a ele pelos posts sobre escolas democráticas, Tolstói, etc.
trabalho em uma escola democrática no sul da Bahia e tb mantenho um blog: na-beirada.blogspot.com
é isso!
Juliana.