Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

domingo, 18 de agosto de 2013

Piaget


Home


 



O III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas será realizado no período de 17 a 20 de novembro de 2013, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O objetivo do Colóquio é a disseminação da epistemologia e psicologia genéticas nas áreas da psicologia, filosofia e educação. Nesta edição, o III Colóquio é uma iniciativa conjunta de três grupos de estudos e pesquisa: (1) Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sociomoral – NPDSM, UFPB, João Pessoa-PB; (2) Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação – GEPEGE, UNESP, Marília-SP e (3) Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica – GEPEGRA, Porto Velho-RO. É a primeira vez que o Colóquio está ocorrendo fora do Estado de São Paulo. Ao se tornar itinerante, o Colóquio visa proporcionar um espaço para discussão e disseminação da epistemologia e psicologia genéticas garantindo maior participação de pesquisadores e estudantes de regiões não contempladas nas edições anteriores. Além dos convidados nacionais, o evento contará com a participação de convidados da França, Espanha, e Peru. A maioria dos pesquisadores convidados já respondeu aceitando o convite. O conjunto das palestras visa atingir os objetivos de integração e debate construtivo acerca de tópicos essenciais da teoria piagetiana.

 OBJETIVOS 
 Promover a interlocução e o debate sobre questões atuais que levantam as pesquisas científicas e filosóficas em torno da Psicologia e Epistemologia Genéticas.
 Incentivar a interlocução e debates atuais sobre questões de pesquisas interdisciplinares e a critica à obra de Jean Piaget.
 Propiciar o encontro de pesquisadores brasileiros dedicados ao estudo da obra de Jean Piaget e de questões atuais que levantam a Psicologia e Epistemologia Genéticas, e de grupos de pesquisa que trabalham com o tema no Brasil. Como também fortalecer uma rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros (latino-americanos, europeus e americanos) sobre questões de pesquisas direcionadas ao estudo da Psicologia e Epistemologia Genéticas.
 Oferecer elementos de discussão e subsídios teóricos aos estudantes de Programas de Pós- Graduação e de Graduação na elaboração de suas pesquisas.
 Oferecer espaço de discussão e elementos teóricos aos professores da Educação Básica para a sua inserção na pesquisa e na qualificação profissional.
 Publicar os resultados alcançados no evento.
 PÚBLICO ALVO 
 Pesquisadores e estudiosos interessados na obra de  Jean Piaget.
 Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais ligados aos cursos de Psicologia, Filosofia, Educação e áreas afins.
 Professores do ensino superior das áreas mencionadas.
 Professores da Educação Básica.

 LOCAL DO EVENTO 
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Psicologia, Cidade Universitária. Av. Castelo Branco, João Pessoa – PB, CEP: 58051-900, (83) 3216-7006 (Sec. Mestrado) / 3216-7337 (Sec. Departamento). Email para correspondência: coloquiojeanpiaget2013@gmail.com

  PROMOÇÃO  
Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB - João Pessoa/PB.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba – UFPB - João Pessoa/PB.
Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - UNESP, campus de Marília/SP.
Pós-Graduação em Educação da FFC - UNESP, campus de Marília/SP.
Pós Graduação em Filosofia da FFC - UNESP, campus de Marília/SP.
Departamento de Filosofia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
Sociedade Brasileira Jean Piaget - SBJP.


 REALIZAÇÃO  
NPDSM - Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Sociomoral. Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB - João Pessoa/PB.
GEPEGE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genétca e Educação. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) - UNESP, campus de Marília/SP.
GEPEGRA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia Genética da Região Amazônica. Departamento de Filosofia - UNIR- Porto Velho/RO.
 APOIO 
Reitoria da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
PRPG – Pró-Reitoria de Pós-Graduação – UFPB.
FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
 PALAVRAS-CHAVE 
Epistemologia Genética; Psicologia Genética; Interdisciplinaridade; Sujeito do Conhecimento; Construção da Inteligência
Web designer: Rafael dos Reis Ferreira




                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário