Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dengômetro: uma estratégia a ser realizada na Má-ringa

Que tal, senhores administradores da Ma ringá?

DENGÔMETRO FAZ TROCA DE INSERVÍVEIS POR MATERIAL ESCOLAR NO BAIRRO SÃO BERNARDO

Uma ação de cidadania. Trocar inservíveis (pneu, garrafa pet e latas) por materiais escolares como caderno, lápis e borracha. Assim a Regional Norte, por meio da Gerência de Zoonoses, realizou no último final de semana, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, uma mobilização no bairro São Bernardo. No local, foi instalado o dengômetro, composto por caminhões de recolhimento, estande de informações e distribuição dos materiais. O intuito foi conscientizar a população no combate à dengue e promover a cidadania.
Nas estações de metrô São Gabriel, Waldomiro Lobo, Flora­mar e Vilarinho as equipes de Zoonoses fizeram panfletagem educativa nos vagões e nas plataformas de embarque. Na estação Vilarinho, foi montado um estande com material educativo para demonstrar as fases da vida do mosquito Aedes aegypti. Para Célia Maria Sampaio, moradora do bairro São Bernardo, a ação da Prefeitura de Belo Horizonte é um bom exemplo para todos. “Este trabalho, além de ajudar a limpar as ruas, evita que as pessoas joguem os materiais no córrego. O ideal seria que cada um recolha o seu material e jogue nos locais corretos. Assim, estarão protegendo o meio ambiente e evitando a dengue e outras doenças”, afirmou.
No local, as pessoas puderam fazer a troca de latas por borrachas, de garrafas pet por lápis e pneus por cadernos. Luiz Henri­que, estudante da Escola Municipal Maria Silveira, levou nove garrafas pet e fez a troca por lápis. “É muito legal. Vou usar o lápis para estudar. Estava precisando. Vou chamar meus amigos para trocarem também”, disse. Todo material recolhido foi encaminhado pelos garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para uma usina de reciclagem.
Reciclagem
De acordo com a gerente regional de Zoonoses, Viviane Carneiro, o dengô­metro é uma ação muito importante. “Neste trabalho, a PBH tira todos inservíveis que são jogados nas ruas e nos imóveis e, a partir deste recolhimento, os materiais têm uma destinação correta, que é a reciclagem. Ou seja, ele acaba retornando para a sociedade”, destacou.
Ao todo, 150 agentes de combate a endemias trabalharam no final de semana, divididos em várias funções. No dengômetro do bairro São Bernardo foram recolhidos cerca de 7 toneladas de inservíveis incluindo garrafas pet, latas, pneus e outros materiais.

  enviado por Luciana Zenha
UFMG 2009 - 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário