Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

domingo, 17 de junho de 2012

Comprei nesse final de semana o livro de Anthony Weston,  A CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO.  Editora Martins Fontes. Ensina-nos a escrever. A evitar parágrafos loucos, sem pé nem cabeça. Exemplo da página 8:

NÃO ESCREVA ASSIM:

Se estudar outras culturas você se dará conta da diversidade de costumes humanos. Se compreender a diversidade das práticas sociais, questionará os próprios costumes. Se duvidar da sua maneira de fazer as coisas, se tornará mais tolerante. Portanto, se expandir seu conhecimento antropológico, será mais provável que aceite as outras pessoas e suas práticas sem criticá-las.

SIM: 

Se estudar outras culturas, você se dará conta da diversidade de costumes humanos. Se compreender a diversidade dos costumes humanos, questionará os próprios costumes. Se questionar os próprios costumes, se tornará mais tolerante. Portanto, ao estudar as outras culturas, você se tornará mais tolerante.

*****************************************

Taí, lendo e aprendendo.

Fiz em 2009 com alunos da pós-graduação uma análise de 5 artigos de uma Revista Qualis A da área de Ciência e Educação. Nada passou no teste dos alunos. No teste dos argumentos dedutivos nem conto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário