Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

sábado, 5 de julho de 2014

TEMOS COPA, TEMOS LUTA, TEMOS CORES


Faço este texto como se estivesse no mar enrolada em muitas algas. Metáfora para a enrolação em que estamos. A Copa foi um investimento do ex-presidente. A FIFA como uma ONG capitalista fez aqui o que fez na China, na Inglaterra. Os movimentos sociais - muitos deles desligados dos clássicos partidos - levantaram a palavra de ordem NÃO VAI TER COPA. 
A esquerda ficou tímica nisso. Eu vi apenas o PSTU puxando essa palavra de ordem. O grosso das manifestações veio dos movimentos dos sem teto urbanos, dos desalojados, das comunidades das favelas que sofrem assassinatos. Eu que apoie o NÃO VAI TER COPA entendi assim: a palavra de ordem tem uma dimensão semântica e uma dimensão pragmática.  Na dimensão pragmática isso significa VAI TER COPA E VAI TER LUTA
A direita que sofre também de descerebração  (lacuna de intelectuais clássicos) botou Merval, Sardenberg, Mainardi, Lobão e outros para compor a crítica à Copa e ao governo do PT (mas não às suas alianças). Mas, a cultura e raízes deu certo. A Copa se efetivou aos trancos e barrancos, isto é, no meio de disputas entre políticos, o futebol ganhou. A direita não levantou um pio, foi ao estádio também. Alguns xingaram a presidenta e a opinião pública ficou à mercê da imprensa: é feio ou não mandar a chefe do Estado àquela parte do corpo humano.  A ex-querda está quieta, ainda torcendo para a Copa, o time do Brasil (como todos/as brasileiros/as), e torcendo para saltar nas pesquisas.
A direita age como aqueles rapazes de cidade do interior, acostumados a mandar sem cabeça para isso. Brigam mas sem ideia do que querem. Querem seu jovem rapaz, o Aécio. A esquerda petista quer Dilma. As alianças desse governo desfazem-se e algumas vão de Aécio, outras de Eduardo, transitando o lugar que dará mais. 
Muitos colegas meus de esquerda dizem que chega de um mesmo governo e vão votar nos tucanos. A lógica é a alternância de poder. Mas, para mim essa alternância é a lógica do tico e teco. Ele se faz desde o nascimento desse país. 
Incomoda-me o debate contra Dilma. Os argumentos nem são falácia, são textos de ódio. O trânsito parou? A culpa é da Dilma. Choveu? A culpa é da Dilma. Muito ressentimento ronda esse falso debate feito pela imprensa, pelos descontentes. Não suporto mais ver caricaturas da Dilma. Ninguém abre o debate sobre as alianças (salvo alguns partidos de esquerda, mas que não ressoam entre nós), por exemplo. Insisto nisso porque os partidos que transitaram no governo petista transitam agora com os tucanos. No mais muitas coisas que o governo Dilma fez, os tucanos farão. A não demarcação das terras indígenas, o apoio à política nefasta dos ruralistas, o presente do ambiente aos desmandos da elite ruralista... 
Para mim o mais inovador até agora foram os movimentos de junho de 2013. Dos anarquistas de todas as matizes (claro os tais coxinhas foram juntos). Junho de 2014, temos a Copa, no meio disso alguns lampejos de junho de 2013. Com direito a cores, bombas de gás lacrimogênio. O que todos chamam de confusão que SEJA BEM VINDO AO PAÍS. Darcy Ribeiro, em O POVO BRASILEIRO dizia que nós, brasileiros/as, não fazemos revoltas porque a punição é certa e brutal. As vezes, penso que estamos saindo dessa maldição mesmo com a brutalidade da PM, da elite espumante de ódio. 

Abaixo as fotos de HELENA FERRO DE GOUVEIA, do Blog DOMADORA DE CAMALEÕES.   http://camalees.wordpress.com/







Nenhum comentário:

Postar um comentário