Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Um único sangue corre nas veias de todos os homens.

Avô paterno de Darwin, Erasmus Darwin. Poeta, naturalista, mundano... era da Sociedade Lunar  homens que estudavam as ciências da época e lutavam também contra a política de escravidão da Inglaterra. . 

Erasmus Darwin e Josiah Wedgwood (avô materno) eram fortes antiescravagistas. Josiah cunhou medalhões com um negro a frase "eu sou um humano, seu irmão". Vendia para arrecadar dinheiro para o luta contra a escravidão. 

Essa história maravilhosa está no livro  A CAUSA SAGRADA DE DARWIN, Editora Record, 2009.

 "Toda emancipação mobiliza Erasmus Darwin. Na década de 1780, quando os quacres e depois os anglicanos começaram a se organizar contra o tráfico, Erasmus emprestou-lhes a sua pena devastadora. Como todo mundo, ficou estarrecido com a atrocidade do navio negreiro ZONG, quando 133 NEGROS DOENTES foram lançados ao mar para que os donos oudessem reclamar
 o seguro sobre a "propriedade perdida". (p. 25).


As quatro filhas de Jos (primas de Darwin) eram todas mais velhas que Charles Darwin, todas humanistas, todas dedicadas às mesmas causas. .. [...] As  atividades humanistas eram centrais em suas vidas. Em Maer, as mulheres davam  apoio a asilos, clubes beneficentes, enfermarias, salas de leitura, escolas dominicais, sociedades anticrueldades...[...] Sarah ("tia Sarah"), a irmã de Jos que vivia perto dali, era a generosidade em figura de gente. Arrendatária abastada, o antiescravagismo era o seu forte e nenhuma preocupação mais urgente se expressava na vasta correspondência dessas mulheres Wedgwood do que a emancipação dos escravos negros.  (p. 39).   




Nenhum comentário:

Postar um comentário