Avô paterno de Darwin, Erasmus Darwin. Poeta, naturalista, mundano... era da Sociedade Lunar homens que estudavam as ciências da época e lutavam também contra a política de escravidão da Inglaterra. .
Erasmus Darwin e Josiah Wedgwood (avô materno) eram fortes antiescravagistas. Josiah cunhou medalhões com um negro a frase "eu sou um humano, seu irmão". Vendia para arrecadar dinheiro para o luta contra a escravidão.
Essa história maravilhosa está no livro A CAUSA SAGRADA DE DARWIN, Editora Record, 2009.
"Toda emancipação mobiliza Erasmus Darwin. Na década de 1780, quando os quacres e depois os anglicanos começaram a se organizar contra o tráfico, Erasmus emprestou-lhes a sua pena devastadora. Como todo mundo, ficou estarrecido com a atrocidade do navio negreiro ZONG, quando 133 NEGROS DOENTES foram lançados ao mar para que os donos oudessem reclamar
o seguro sobre a "propriedade perdida". (p. 25).
As quatro filhas de Jos (primas de Darwin) eram todas mais velhas que Charles Darwin, todas humanistas, todas dedicadas às mesmas causas. .. [...] As atividades humanistas eram centrais em suas vidas. Em Maer, as mulheres davam apoio a asilos, clubes beneficentes, enfermarias, salas de leitura, escolas dominicais, sociedades anticrueldades...[...] Sarah ("tia Sarah"), a irmã de Jos que vivia perto dali, era a generosidade em figura de gente. Arrendatária abastada, o antiescravagismo era o seu forte e nenhuma preocupação mais urgente se expressava na vasta correspondência dessas mulheres Wedgwood do que a emancipação dos escravos negros. (p. 39).
Nenhum comentário:
Postar um comentário