Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

domingo, 18 de março de 2012

...

Papéis Roubados #17

Numa (como sempre) desassombrada entrevista concedida à Philosophie Magazine de Março deste ano («Ce qui importe, c’est la théorie. Je n’existe pas»), Slavoj Žižek reflete de maneira bem pouco consensual sobre algumas das expetativas e das escolhas da esquerda. Aqui fica parte da conversa, traduzida do francês.
P: Então o nosso atual modelo de democracia não é aquele que convém para lutar contra o capitalismo?
Não, claro que não, defendo mesmo o contrário! Nós dispomos, sem dúvida, de uma liberdade formal – mais ela é mesmo a única liberdade que resta. Se abolirmos a democracia formal, não obtemos a democracia real e perdemos a democracia enquanto tal. O único espaço de liberdade do qual dispomos reside nesse interstício entre a democracia formal e a forma adotada pela nossa efetiva falta de liberdade. O problema de saber de que forma ultrapassa o reinado todo-poderoso do dinheiro preservando a nossa liberdade é um problema muito sério. Eu não compro essas expressões-feitas marxistas: Vergesellschaftung, por exemplo, a «sociação», ou «o coletivo»… Ah! Ah! A que soam tais coisas?
P: Para si a forma é então a chave?
Completamente!
P: Mas você já escreveu: «Aquilo que impede hoje todo o questionamento radical do capitalismo é a crença na forma democrática da luta contra o capitalismo.»
Eu reformulo desta maneira: odeio 1968. Demasiada liberdade, demasiada fruição. Mas uma coisa pode salvar-se, essa mensagem de base avançando que a política se encontra também naquelas esferas (…) em que certas coisas acontecem: a subordinação das mulheres, as relações no seio da família, o que realmente se passa diariamente nas fábricas… em todos esses domínios põe-se a questão da liberdade, da política. Eis o maior problema: não abolir a democracia formal, mas como integrar igualmente essas esferas nos processos democráticos? | Clique para continuar a ler este texto »

Nenhum comentário:

Postar um comentário