Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

domingo, 25 de março de 2012

Chalitando...

Roberto Romano:

Índice geralSão Paulo, sábado, 24 de março de 2012Poder
Poder

Foco
Em aula a aspirantes a vereador, Chalita vai da Bíblia a Aristóteles

Marlene Bergamo/Folhapress
Pré-candidato do PMDB em SP, Gabriel Chalita, dá aula a aspirantes a vereador de sua sigla
Pré-candidato do PMDB em SP, Gabriel Chalita, dá aula a aspirantes a vereador de sua sigla
RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO
Munido de Aristóteles, Sócrates e dicas de Twitter, o pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita, deu a aula inaugural do curso para formar os aspirantes a candidato a vereador do partido.
Filósofo e professor de direito, o deputado federal ensinou a cerca de 80 alunos, na noite de anteontem, os princípios da ética aristotélica, "um código de conduta que visa um bem".
Ele cobrou que os pré-candidatos não falem só o que suas plateias querem ouvir, já que "Sócrates diz que você tem que acreditar no seu discurso". "Um candidato a vereador que não tiver sonho não é um bom candidato a vereador", afirmou.
Chalita também buscou dicas eleitorais em São Tomás de Aquino ("Não faça ao outro o que você não gostaria que fizessem com você") e na Bíblia ("Só se ama o que se conhece").
Ao enumerar as funções da retórica de acordo com Aristóteles, disse que é preciso ter "hermenêutica" para interpretar a cidade.
Como exemplo da importância de que o político diga a verdade, relatou sua saída do PSDB mesmo após ser alertado de que o então governador, José Serra, poderia não gostar. "As pessoas diziam: 'ele é perigoso, destrói as pessoas'. Mas eu precisava dizer o que eu acreditava."
Chalita lembrou que os pré-candidatos ainda não podem pedir votos. Também sugeriu que os alunos não batam boca nas redes sociais e distribuiu uma lista para que todos anotassem seus perfis no Twitter.
Um dos alunos quis saber se, recém-convertido evangélico, poderia pedir votos para os velhos amigos da escola de samba. Chalita não viu problemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário