Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Virgem Santa, que a fome é tanta ...

Beto aposta em aliança com Belinati para vencer em Londrina
Gazeta do Povo
O governador Beto Richa (PSDB) aposta numa candidatura única da sua base de apoio para vencer a eleição deste ano à prefeitura de Londrina. Na prática, isso significa unir tucanos e grupos ligados ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Antonio Belinati (PP) em torno de um nome de consenso, a exemplo do que ocorreu na eleição estadual de 2010.
Para Richa, a dobradinha deu certo em 2010: ele obteve 71,87 % dos votos válidos em Londrina na eleição para o governo estadual. O problema, porém, é aparar arestas históricas entre tucanos e aliados de Belinati: em duas das quatro vezes em que disputou a prefeitura de Londrina, o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB), foi ao segundo turno contra o ex-prefeito. Foi derrotado em ambas, com um discurso forte de denúncia das dezenas de processos judiciais a que Belinati respondeu em sua carreira. “É importante ter uma boa participação e vencermos a eleição aqui. De preferência com um candidato do nosso partido”, declarou Richa ontem à tarde. “Se não houver essa possibilidade [de vitória com candidato tucano], vamos trabalhar uma candidatura de um partido aliado”, completou.
O governador admitiu que ainda não conversou com Hauly, considerado o candidato natural do PSDB à prefeitura, nem com os partidos aliados. Com relação ao secretário, Richa afirmou que respeitará a decisão dele. “Eu estou muito contente com o desempenho do Hauly na Secretaria da Fazenda, mas vou respeitar a opinião dele”, declarou o tucano, sobre a possibilidade do secretário não querer disputar a quinta eleição seguida para prefeito de Londrina.
Para Richa, “o conveniente” é que a sua base tenha “um candidato só, para que não haja nenhum tipo de conflito” com partidos que o ajudaram na eleição de 2010 e que poderiam estar juntos em futuras eleições. Ele disse ser “aconselhável evitar um confronto com esses partidos [aliados]” e que pode “tentar fazer o papel de magistrado [fazendo mediação entre eles]”. Apesar disso, Richa afirmou que essa definição não depende tanto da sua atuação. “As questões locais sempre acabam prevalecendo”, afirmou.
Marcelo Belinati - Richa disse considerar que a candidatura do vereador Marcelo Belinati (PP), que deve ser o nome do grupo de Antonio Belinati para disputar a prefeitura, é “competitiva” e com chances de vitória. Marcelo é sobrinho do ex-prefeito. “Ele está muito bem posicionado.” Questionado sobre como se comportaria num cenário em que a sua base tivesse dois candidatos, Richa disse ainda não ter pensado nessa possibilidade. Segundo ele, sua participação na eleição começa com uma conversa com Hauly.
A entrevista com Beto Richa foi realizada durante visita do governador à sede do GRPCom em Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário