Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Apenas ...

Do Blog de Roberto Romano

Computação, Matemática e Filosofia

Computação, Matemática e Filosofia

Um blog sobre computação, matemática e, quem sabe, um pouco de filosofia

Apenas doutorandos e mestrandos…

by fernando

A invasão da reitoria da USP chega ao meu blog, finalmente! Até agora tinha conseguido evitar comentar o assunto, mas depois deste post do Reinaldo Azevedo mudei de idéia.
Ele comenta um manifesto de “pesquisadores” da USP contra a atuação da polícia militar. Logo de cara, observa que os auto-intitulados “pesquisadores” são na verdade apenas mestrandos e doutorandos. E portanto não podem se chamar pesquisadores da USP. Ele chega a chamar de vigarice que os tais alunos de mestrado e doutorado se chamem de pesquisadores (ou “pesquisadores”, com aspas, como ele usa).
Independente do conteúdo do abaixo-assinado, independente de concordar ou não com ele ou com a atuação da PM, a ofensa dirigida aos alunos de pós-graduação é enorme e é também um exemplo da mentalidade de boa parte da imprensa e também de muitos professores da universidade.
Sempre senti que havia uma grande divisão entre os professores e alunos. Os alunos, mesmo os de pós-graduação, são muitas vezes tratados como cidadãos de segunda categoria: se vão a um congresso (que luxo!) então podem sofrer num ônibus, mesmo que a passagem de avião seja mais barata para o trajeto (sim, era uma regra do meu instituto da USP!). Querem uma sala com seu nome na porta? Quanta arrogância! Querem ser considerados membros do instituto/faculdade, querem pelo menos uma caixa de correio para que, quando publicarem um artigo, possam colocar seu endereço institucional nele? Para quê? São só alunos… Calem-se e produzam! Não vou nem comentar a situação trabalhista precária de muitos desses alunos: quem passou pela experiência bem sabe que muitos deles não vão nem tirar a carteira de trabalho até depois dos 30 anos!
Tratam os alunos como cidadãos de segunda classe e, quanta ironia, são exatamente os alunos que produzem boa parte (em alguns lugares, a maior parte) da pesquisa da universidade! Sim, não só são pesquisadores, como em muitos casos são os únicos pesquisadores!
Em muitos outros países (falo por experiência própria) os alunos de doutorado são tratados como membros plenos dos grupos de pesquisa. E isso faz sentido, pois eles produzem resultados tanto quanto os membros mais velhos do grupo. Por que será que no Brasil é muitas vezes diferente?
Aliás, sempre pensei que fizesse parte do espírito da universidade que as realizações de alguém fossem mais importantes do que o cargo dessa pessoa na hora em que ela é julgada. Mas sabemos que não é assim, e isso fica claro no post do Reinaldo Azevedo e também na atitude de muitos professores da universidade.
Sim, os alunos de mestrado e doutorado são pesquisadores da USP. E ainda bem que é assim!
**********************************
Comentário:
 
Concordo com o autor do texto, Fernando. Para mim, a produção intelectual aumentou no Brasil graças aos mestrandos e doutorandos. E dão carona aos professores orientadores. As vezes, o orientador é um carona que sabe seu lugar. Outras vezes, o carona senta-se no primeiro banco. O orientador toma o trabalho do orientando para poder preeencher o Lattes. Outras vezes, um trabalho dá muitos artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário