Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

terça-feira, 1 de novembro de 2011

BOMBA para a FMI!

Grécia e o exercício da democracia

do Blog de Joana Lopes, Entre as brumas da memória aqui

O anúncio da realização de um referendo na Grécia caiu ontem como uma pequena bomba. George Papandreou afirmou que os gregos serão chamados a dizer se querem, ou não, que o país adopte o novo acordo proposto há alguns dias em Bruxelas e que a sua vontade será respeitada. Não terá resistido às divergências dentro do seu próprio partido e, sobretudo e definitivamente, à pressão da rua.

Independentemente de todas as consequências possíveis que decorrerão da decisão em causa (e serão muitas, para a Grécia e para a Europa), o que me parece absolutamente extraordinário é que não se considere normal recorrer a esta prática democrática para decidir o que está neste momento em causa para um povo. Uma decisão que só peca por tardia.

Em vésperas da reunião do G20, Sarkozy mostra-se «consternado», os alemães «estupefactos» e também «irritados», o FMI «surpreendido».

Mas, qualquer que seja o desfecho, uma coisa é certa: o povo grego recordou ao mundo que a democracia nasceu na (sua) rua. A Praça Syntagma repôs a velha Ágora na História.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário