Do coração e outros corações

Do coração e outros corações

domingo, 15 de abril de 2012

Perdidos

do Blog de Joana Lopes, Entre as brumas da memória, Portugal

Nunca houve tantos jovens no mundo como hoje. Na maioria dos países em desenvolvimento a percentagem de pessoas com idade compreendida entre 15 e 24 anos continua a crescer e, este ano, 121 milhões de adolescentes completarão 16 anos, 90% dos quais em regiões em desenvolvimento. Em 125 países, menos de metade dos jovens encontra trabalho e, em 50, o número passa para menos de 1/3. 

Se a primeira resposta dos governos à crise global foi estimular a economia, a partir de 2010 passou a prevalecer a preocupação com a dívida pública e os deficits fiscais e os planos de estímulo foram substituídos por políticas de austeridade. Mas esta e criação de empregos são incompatíveis e a UNICEF lembra que «a demora em recuperar o mercado de trabalho só exacerba o custo humano da crise», está a levar «à fome e à desnutrição, a piores condições de saúde, a diminuição dos resultados escolares, a mais trabalho infantil, a crianças sem supervisão e mesmo abandonadas e a taxas crescentes de violência doméstica». 

Mais informação aqui

O rei vai nu e já não é só a criança do conto de Hans Christian Handersen que o diz. Mas continua à solta a fazer estragos por esse mundo fora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário